segunda-feira, 7 de julho de 2014

Laika et Tiêta


Aujourd’hui, je veux  te   ranconter l’histoire de ma chienne Laika et de ma chatte Tiêta. Un jour, Tiêta est venue chez moi et elle n’est jamais repartie . Elle nous a adopté. Tiêta est une belle chatte,  elle  a les yeux bleus, elle est très calme et n’aime pas recevoir de l’affection. Il ya trois mois, elle a eut trois chiots et j’ai assisté leur naissance.

Hoje eu quero contar a história da minha cadela Laika e da minha gata Tiêta.  Um dia, Tiêta chegou à minha casa e nunca mais foi embora. Ela escolheu minha família para ser a família dela. Tiêta é uma gata bonita, tem olhos azuis, é muito calma e não gosta de receber carinho. Há três meses ela teve três filhotes e eu assisti ao nascimentos deles. 

                                                                     Tiêta


                                                                      Trois chiots

Laika n’est  aussi calme que Tiêta. Laika aime jouer, sauter et faire pipi. Elle se reveille tôt et pleure pour à jouer avec moi. Un jour, Tiêta et Laika  se sont battues et la chatte a rayé sa chienne d’oil. J’étais trés triste parce je pensais  que Laika serait aveugle. Chaque jour, je mettais des goutes dans ses yeux . Laika n’était pas aveugle et je suis três heureuse.

Laika não é calma como Tiêta. Laika gosta muito de brincar, pular e fazer xixi. Ela acorda bem cedo e chora para brincar comigo. Um dia Laika e Tieta brigaram e a gata arranhou o olho da cadela. Eu fiquei muito triste porque pensava que Laika ficaria cega. Todos os dias eu passava remédio no olho dela. Laika não ficou cega e estou muito feliz.

                                                                              Laika


OBS: Esclareço que estou aprendendo a escrever em francês, por isso ainda há problemas na sintaxe francotupiniquim. Com as modificações sugeridas por meu amigo, o texto em francês acaba sendo um versão e não propriamente uma tradução ao pé da letra do português. E assim vou aprendendo sáporra de ça langue!

Nenhum comentário: